terça-feira, 29 de março de 2011

Macmize-se! O Review Completo de um MacBook Pro…

…feito por um usuário comum que é fã da Apple. Boa tarde caros leitores, vão bem? Como prometido, hoje farei o review do meu MacBook Pro.

Por que MacBook Pro?


Essa é um pouco complicada de responder. Na verdade, eu percebi que era a hora de eu ter um Mac, e para isso fui buscar a melhor forma de entrar nesse mundo. Com isso busquei preços e pensei em comprar o MacBook White, que é a forma como quase todos entram no mundo Mac, mas aí percebi que ele não tinha mais o receptor Infra-vermelho(IR) para o controle e me desanimei, além claro de o teclado ser, bem, como posso dizer, humm, BRANCO! Deve sujar muito e com o tempo ficar amarelado. Como Desktops são mais caros, sou maníaco também por limpeza e pela aparência dos meus computadores e comprar um MacBook Air para ser o computador primário é loucura, optei pelo MacBook Pro. Escolha feita, mas como pagar a diferença? Parti para um caminho, após pesquisa no Google/YouTube, que me pareceu bem seguro e me deu propriedade para escrever um post aqui! Claro, só confiei por ser no próprio site da Apple, mas acabou que ficou tudo bem! Com tudo resolvido, foi só pedir e esperar chegar!


Tela, seu contato com o mundo!


Pois é, a tela é o que mais chama a atenção nos Macs. Com vidro de borda a borda e um contorno preto na tela, qualquer coisa [desde que não se veja com pixels estourados] fica deslumbrante. A tela tem um brilho muito alto que regula automaticamente com o sensor de luminosidade presente nos MacBooks. Os ícones ficam muito bonitos, textos são bem ricos e tudo fica muito brilhante. A lateral preta dá um clima melhor, já que tem um contraste com a tela muito bom. Percebi que a borda é relativamente grossa, talvez para poder ter um tamanho razoável de teclado, mas não há muito que reclamar da tela. A câmera iSight é muito boa e ela fica bem escondida no Bezel. O LED verde indicador de funcionamento da câmera é muito bom. Essa luz é imperceptível quando apagada e chamativa quando acesa.


Teclado. Ele é preto, e daí?


O teclado é muito bom. Por ser low profile, escrever nesse teclado é de um prazer imenso. As teclas respondem muito bem e a retro-iluminação é uma beleza a parte. O brilho dessas teclas é regulado automaticamente pelo mesmo sensor que regula o brilho da tela. Em ambientes muito claros, a luz é desligada, em ambientes escuros, a luz vai ao máximo. Por ser preto, ele suja bem pouco [não que literalmente o preto não suje, mas aparenta menos estar sujo] e o contraste tecla/caractér torna a digitação mais fácil e agradável, pois, apesar de já conhecemos o teclado QWERTY de cor, ver as teclas com mais clareza pode ajudar no inicio. Outro ponto é que as teclas são levemente espaçadas, ao contrário de PCs, que tem teclas coladinhas e de fácil esbarrão. Um problema que eu tive com esse teclado foi me acostumar aos acentos. Ao contrário de PCs, o padrão no Mac [tem como alterar e deixar como os PCs, ou se acostumar] de acentuação é uma combinação de tecla de opção e caractéres. Agudo fica no E, Til no N, Crase na Crase [`] e por aí vai. Demorei uma semana para me acostumar com isso, mas hoje a digitação desses caractéres já se tornou normal.Confesso que ainda não uso muitas das capacidades do teclado, por haver vários atalhos que não sei, mas estou aprendendo.


Eu e a vontade louca de ter um sensor IR, e os demais sensores.


Comentei já, lá no começo, que optei pelo MBP por ter um sensor IR. É realmente muito bom, o controle funciona perfeitamente e tem como parear um determinado controle com um determinado Mac, para que, caso tenha um Mac e um outro produto com suporte ao controle, você não conrole ambos ao mesmo tempo. O controle foi realmente pensado no Front Row e em apresentações de Slides. Foi tudo muito bem finalizado e bem pensado. Além disso, todo novo MacBook vem com um acelerômetro, então se ele detecta que ele está caindo, ele trava o HD na hora para que você não perca nenhum arquivo. Um ponto muito positivo. Ao lado do sensor IR tem a luz indicativa de estado, quando ele está em modo Sleep, ela pisca e você a vê, se ele não está em modo Sleep, ela fica apagada e você não percebe que ela existe. Ao lado tem os 8 LEDs indicadores de bateria, que funcionam muito bem.


Portas, será que são suficientes?


Pois é, meu Mac veio com MagSafe [CLARO], porta ETHERNET, FireWire 800, MiniDisplay [agora conhecida como ThunderBolt], 2 portas USB, um Slot SD e uma entrada/saída de audio. Realmente, não há necessidade para mais portas que isso. Ainda contamos com o SuperDrive, que grava e lê CDs e DVDs. Para mim, essas portas são mais que suficientes, mas cada um tem uma necessidade, então não optarei por aqui.

Bateria pra que te quero!


Pois é, as místicas baterias da Apple, que dizem durar horas e não sei que lá são assim mesmo. A bateria aqui dura umas cinco horas, com brilho da tela no máximo, do teclado também, conectado no Wi-Fi, com Bluetooth ligado, então dá fácil para esticar umas horinhas se desligar essas coisas, quando não estão sendo usadas.


Considerações finais


Sou suspeito, mas estou achando meu Mac perfeito. É tudo muito bem finalizado, bem feitinho e tudo mais. Não tenho por enquanto do que reclamar, inclusive o case de monobloco de alumínio é bem resistente. Qualquer reclamação, posto aqui.